Agenda 2021
04 de dezembro
O Grupo de Pesquisa realizou sua última reunião no ano de 2021 no dia 04 de dezembro. Durante esse encontro os participantes fizeram um balanço das suas atividades e as ações realizadas pelo grupo. O formato realizado no segundo semestre com a organização do curso sobre o Estado e Política na obra de Nicos Poulantzas em parceria com os Professores Danilo Martuscelli e Angela Lasagna, foi muito bem recebido pelos integrantes. Para o ano de 2020 foi proposto a continuidade desse formato e a possibilidade de publicação dos resultados das pesquisas junto a pesquisadores externos ao Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná, da qual o Grupo está inserido.
06 de novembro
No último dia 06 de novembro, em seu 5o. encontro, seminário discute sobre ditaduras fascista e militar e estatismo autoritário na obra de Nicos Poulantzas. O Prof. Dr. Danilo Martuscelli, palestrante, chama a atenção para a mudança de objeto de estudo de Nicos, que "a partir de Fascismo e Ditadura, obra publicada em 1970, o objeto principal de Poulantzas, deixa de ser o tipo de estado capitalista, que era fundamental no livro Poder Politico e Classes Sociais" para "as variações do estado capitalista, esse é o grande objeto que começa a ganhar força, presença na análise de Poulantzas". O último seminário do curso está previsto para o dia 20 de novembro.
16 de outubro
No último dia 16 de outubro a Profa. Dra. Angelita Matos Souza (UNESP) abordo o tema do Estado e Imperialismo nas obras Imperialismo e Ditadura e A Crise das Ditaduras: Portugal, Grécia, Espanha de Nicos Poulantzas. De acordo com a Profa. Angelita, "O capitalismo monopolista é o imperialismo, o imperialismo é o capitalismo monopolista, esta é uma distinção muito importante" para que se possa compreender o papel do Estado nesta etapa do capitalismo/imperialismo.
25 de setembro
No dia 25 de setembro foi realizado o terceiro seminário do curso. Desta vez a Profa. Dra. Angela Lazagna trouxe aos participantes a interpretação do Estado na obra O estado, o Poder e o Socialismo de Nicos Poulantzas.
11 de setembro
O TEPE realizou no dia 11 de setembro, o segundo seminário intitulado:
O Estado em Poder Político e Classes Sociais, proferido pelo Professor Dr.
Francisco Farias da UFPI. Tal seminário faz parte do curso: Curso Estado e Política na obra de Nicos Poulantzas, promovido pelo TEPE em parceria com professores que estidam sobre o tema.
28 de agosto
No último dia 28 de agosto, o Grupo TEPE deu início ao Curso Estado de Política na obra de Nicos Poulantzas, proferido pelo Professor Doutor Danilo Enrico Marstucelli, professor da Universidade da Fronteira sul, Campus Chapecó em Santa Catarina. Na ocasião, Danilo fez uma explanação geral sobre vida e obra do filósofo grego, para os participantes inscritos de 17 estados brasileiros.
Este curso faz parte das atividades do TEPE para o segundo semestre de 2021.
12 de junho
Na data de 12/6/2021 o Prof. Dr. Izaias Costa Filho realizou Seminário com o TEPE intitulado As Políticas Educacionais e o Método da Economia Política. Com base nos seus estudos de doutoramento Costa Filho apresentou ao Grupo de Pesquisa os percursos na pesquisa da PAE, na perspectiva da História Aberta.
08 de maio
Cumprindo o plano de trabalhar neste semestre o tema Em defesa da Escola Pública, o TEPE realizou no último sábado, dia 08 de maio de 2021, Seminário com o Professor Dr. Fernando Wolff Mendonça da Universidade Estadual de Maringá. O tema apresentado e debatido foi: Unidade da Atividade de Ensino e Atividade de Aprendizagem. O coletivo considerou a necessidade da unidade das ações formativas para a superação da formação acelerada e fragmentada.
24 de abril
Dando sequência a uma série de seminários, o TEPE promoveu no dia 24 de abril de 2021, o evento denominado: PALAVRA ESCRITA: VIDA REGISTRADA EM LETRAS - A Alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA), proferido pela Profa. Dra. Adriana de Fátima Franco da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). O seminário tratou sobre o livro que junto com a Profa. Dra. Lígia Márcia Martins nos apresenta uma importante reflexão sobre a Política Nacional de Alfabetização (2019), denunciando seus limites e, para além disso, nos revelando que a polarização em torno dos métodos de alfabetização é reducionista e mais um engodo travestido de solução mágica para a educação.
27 de março
No último sábado, dia 27 de março, o TEPE continuou suas reflexões sobre Escola Pública e sua defesa. Desta vez o diálogo foi com o Professor Doutor Caio Sgarbi Antunes da Universidade Federal de Goiás. Os trabalhos do Coletivo apresentam-se algumas fotos da reunião. Em breve convidaremos para a próxima reunião.
13 de março
Na segunda reunião de 2021, dia 13 de março, o Grupo TEPE teve o Seminário proferido pela Professora Dra. Silvana Silvana Elisa de Moraes Shubert. Silvana falou sobre o capítulo de livro recém publicado na obra Linguística, letras e artes e as novas perspectivas dos saberes científicos, com o tema Desafios para Fortalecer a Surdidade: análise da proposta de redação enem-2017- que lugar ocupamos na história atual. Texto de referência para o tema, que a professora Silvana vem se dedicando e complementa sua tese de doutorado.
O grupo volta a se reunir no dia 27 de março.
26 de fevereiro
No último dia 26/02 o TEPE iniciou suas atividades de 2021 com o Seminário: A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história, proferido pela Profa Dra. Lucelma Silva Braga da Universidade Federal do Maranhão. Para a Profa. Dra. Maria de Fátima, líder do grupo, "a Professora Lucelma nos trouxe uma síntese da pesquisa de doutoramento, orientada por Saviani. O tema central foi as lutas dos educadores na década de 1980 e 1990. Nos disse que a fragmentação, a institucionalização, as adesões pós-modernidade nos levaram a derrotas na defesa da educação pública e nos desafiou a fazer balanços (pesquisas) para tirarmos lições a luz da história". O grupo volta se reunir do dia 13/03 às 08h30min.